Situação triste

Pessoal,
Quero contar algo que aconteceu quinta-feira passada (dia 05/01) eu não lembro se eu já contei pra vocês, mas a Lady morava com a Xina que morreu porque ela estava com câncer, e também, morava com o Pequeninho um pinscher gordinho. O Pequeninho morreu dia 05 e sabem o que mais, foi uma morte que vocês não podem imaginar, algo que não acontece normalmente. Ele estava tomando banho, claro a vovó estava dando banho nele. E perto do local tinha duas baterias no chão, a vovó encostou numa dessas baterias e levou um choque, o qual foi transferido para o Pequeninho e ele acabou morrendo. O vovô ligou pra cá, pra pegar o telefone do veterinário, mas ele não atendeu, e no Pet shop que ele trabalha eles não passaram nenhuma instrução, só disseram pra levar ele na clinica mais próxima, só que ele estava morrendo.
E sabe o que é mais revoltante?!?! É que esse pessoal de Pet shop não tem nenhuma preparação com os animais. Eles deveriam ao menos saber coisas básicas como primeiros socorros para os animais. E além do mais, quem corta o pêlo dos animais lá, não tem tanto cuidado assim. Papai viu o moço jogar o cachorro em cima da mesa pra cortar o pêlo dele. JOGAR. E sabe o que, eu sei como é, é esse que corta meu pêlo, mamãe já ficou muito brava com eles, porque eu sempre cortei meu pêlo lá, mas eu vinha ou com a barriga ralada ou com a pele perto do olho machucada por causa da tesoura. Por isso, que a mamãe me dá banho em casa e às vezes corta meu pêlo também.
E sabe o que mais… Além de eles serem uns amores com a gente (só na frente dos donos), eles ainda cobram bem caro.. O dobro de outros lugares.
Ok. Ok. Nem tudo lá é ruim. O veterinário é ótimo, sempre deu conta dos meus problemas, talvez eles não tenham todos os recursos, por isso ele não pode dar conta de todo tipo de problema, mas até agora o que eu tive ele deu jeito.
Mas enfim, voltando ao assunto, foi uma pena que o pequeninho se foi, ele era da Bisa, mas quem alimentava e dava banho era a vovó. No final desse post eu vou colocar umas instruções que eu encontrei num site do que fazer caso o cão leve um choque. Pelas instruções dá pra entender que o choque sempre causa danos sérios. Pois é, fazer o animal voltar a respirar ou ressuscitá-lo.
Agora a Lady está sozinha.. Ou melhor estava, chegou uma cadelinha lá. É a Funny (engraçada em português). Já perceberam que agora estamos todos norte-americanizados?!?! É Lady, é Lucky, é Funny. A Funny é muito divertida, mas ela tem uns dentinhos muito fininhos que machucam. E ela morde as minhas orelhas, ela também morde a Lady, mas a Lady ronca pra ela. E eu corro.
Ela é um bebê, eu gostei dela a gente brincou bastante.
É isso pessoal, por hoje é só.
Um beijão pra vocês e fiquem com as instruções.

Como tratar um cão que levou um choque elétrico

Cães adultos raramente são vítimas de choques elétricos. No entanto, filhotes são naturalmente curiosos e roem praticamente tudo, inclusive fios elétricos. Se o isolamento estiver perfurado e a boca entrar em contato com os dois fios de arame, o cachorro vai levar um choque e pode não conseguir soltar o fio.
A eletrocução pode causar lesões cardíacas graves e acúmulo de líquido nos pulmões. Choques muito fortes podem parar o coração e a ressuscitação cardiopulmonar deverá ser feita imediatamente para fazer o coração voltar a bater. Além disso, a boca do cachorro provavelmente vai estar queimada por causa do contato com os fios desencapados. Verifique sinais de choque, que incluem gengivas pálidas ou brancas, batimento cardíaco acelerado e respiração rápida.
Para cuidar adequadamente de um cachorro que levou um choque elétrico, use as seguintes dicas.

Passo 1
  • Se o cachorro ainda está com o fio elétrico na boca NÃO o toque. Antes retire o plugue da tomada.
  • Se o cão estiver inconsciente, verifique a respiração. Se o cão não estiver respirando, sinta seu batimento cardíaco colocando seus dedos 5 cm atrás do cotovelo no meio do peito.Passo 2
  • Se o coração estiver batendo, respiração artificial.
  • Deite o cachorro de lado e estique sua cabeça e pescoço.
  • Mantenha a boca e lábios fechados e assopre com força pelas narinas. Faça uma respiração a cada 3 a 5 s. Respire fundo e repita até sentir resistência ou ver o peito subir.
  • Após 10 s pare. Observe o peito para ver se está se movendo, o que indica que o cachorro está respirando sozinho.
  • Se o cachorro não estiver respirando, continue a respiração artificial.
  • Se o coração não estiver batendo faça uma ressuscitação cardiopulmonar.*
Ressuscitação cardiopulmonar para cães com até 20 kg
  • Deite o cachorro de costas.
  • Ajoelhe-se perto da cabeça do cão.Passo 1
  • Feche suas mãos sobre o peito do cachorro com as palmas sobre cada lado do peito.
  • Comprima as palmas sobre o peito com firmeza contando até dois e solte contando um. Pressione moderadamente. Repita aproximadamente 60 a 90/min.

  • Alternativamente (após 30 s), segure a boca e lábios do cachorro e assopre com força nas narinas. Assopre por 3 s, respire fundo e repita, até sentir resistência ou ver o peito do cachorro subir. Tente repetir 10 a 20/min. Como regra geral, faça cinco compressões cardíacas entre cada respiração.
  • Pare após um minuto. Observe se há movimento do peito e sinta o batimento cardíaco colocando os dedos a 5 cm do cotovelo no meio do peito.
  • Se o coração não estiver batendo continue a ressuscitação cardiopulmonar.
Ressuscitação cardiopulmonar para cães com mais de 20 kg
  • Deite o cachorro de lado.Passo 4b
  • Coloque a palma da sua mão no meio do peito do cachorro.
  • Comprima contando até dois e solte contando um. É preciso pressionar com firmeza. Repita aproximadamente 60 a 90/min.
  • Alternativamente (após 30 s), segure a boca e lábios do cachorro e assopre com força nas narinas. Assopre por 3s, respire fundo e repita, até sentir resistência ou ver o peito do cachorro subir. Tente repetir 10 a 20/min.
  • Pare após um minuto. Observe o peito para ver se o cachorro está respirando e sinta o batimento cardíaco colocando os dedos 5 cm atrás do cotovelo, no meio do peito.
  • Se o coração não estiver batendo, continue a ressuscitação cardiopulmonar.
  • Leve o cachorro imediatamente ao veterinário. A ressuscitação e a respiração devem continuar no caminho ou até o cachorro começar a respirar e o coração começar a bater sem assistência.
  • Se a boca ou lábios do cão estiverem queimados (vermelho vivo), passe suavemente água oxigenada 3%.
  • Para manter a temperatura corporal, enrole o cão em um cobertor ou casaco.
*O que está em laranja serve para as duas situações, por isso leia atentamente.
Esse texto foi copiado na integra. Para acessar o site e ver outros formas de tratamento para outras situações como: picado por um inseto, engasgado, diarreia, convulsão, etc. Clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário